dd



domingo, 6 de setembro de 2009

CuritiBahia, uma aventura pelo litoral brasileiro - Dez 08/ Jan 09





Desde criança sempre fui fascinado por praias e quase todas as minhas férias escolares foram passadas no litoral paranaense. Quando comecei a praticar o cicloturismo resolvi conhecer o litoral catarinense e fiquei deslumbrado com tanta beleza ao ponto de sonhar com o resto da costa brasileira. Um mês após a aventura de pedalar do oceano Atlântico até o Pacífico eu estava lendo relatos, na internet, de pessoas que já pedalaram pelo litoral do Brasil e acabei encontrando o resumo de uma viagem que começou em Caxias do Sul/RS e terminou em Salvador/BA. Eureka! Era isso mesmo que eu precisava. Li com toda a empolgação o texto, imaginando cada curva, cada praia e cada emoção passada pelo cicloturista Jair Melo.



Aos poucos montei um roteiro baseado no caminho feito pelo Jair, divulguei a aventura na internet e passei o resto do ano sonhando com as curvas da Rio-Santos, com a cidade histórica de Paraty, com a virada de ano em Angra, com a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, com as belezas de Búzios, com as falésias de Guarapari e principalmente com o magnífico litoral sul da Bahia. Assim surgiu a CuritiBahia, uma aventura pelo litoral brasileiro.

Foram 26 dias até a chegada em Salvador/BA. Uma aventura e tanto, para nunca mais ser apagada da memória. Os bravos ciclistas que participaram da viagem foram: Nelson Neto (Foz do Iguaçu), Daniel Chagas (Porto Alegre), Bruno Hrabovsky, Rômulo Cecon e eu (Curitiba). Outros ciclistas que em alguma parte do caminho surgiram, foram: Jair Melo (que veio até Curitiba com o Daniel), Marco Brandão (que nos acolheu em Itanhaém/SP), Leandro Barcellos (nosso guia no Rio), Carlos (que nos ajudou em Vitória/ES) e Rodrigo Martins ( em Porto Seguro).

Assim como foi feito na aventura conhecida como Do Atlântico ao Pacífico, estou escrevendo um livro que relata cada dia da viagem. Infelizmente ele ainda não está pronto, mas quando estiver deixarei o link aqui.
Por enquanto deixo algumas fotos e logo abaixo os links pra quem quiser ver mais fotos:







3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ixe Anderson, infelizmente não tenho prazo pra esse relato, pois as anotações se perderam. Ainda quero e tenho que escrever sobre essa viagem, porém vai demorar. Abraço

      Excluir