dd



sábado, 23 de abril de 2011

Corupá - Rota das Cachoeiras

Vídeo das Cachoeiras

 Fotos


Relato

   O feriado da páscoa estava chegando e eu tinha três destinos catarinenses em mente: Floripa (visitaria o Nelson), Bombinhas ou Corupá. Como os dois primeiros eu já conhecia, decidi ir pra Corupá e visitar a rota das cachoeiras. Abaixo segue o trajeto:



 1º dia - Quarta 20/04/2011

   Trabalhei durante toda a manhã, almocei em casa e perto das 13:30min parti. Saindo de Paranaguá fui pra Praia de Leste e logo depois Matinhos, onde percebi que meu pneu traseiro estava furado. Que merda! Encontrei o maldito arame, troquei a câmara e segui até o Ferry Boat (balsa que atravessa para Guaratuba). Durante a travessia aproveitei para comer uma maçã. Depois foram uns 40 kms até Garuva em SC. Neste trecho pude tirar belas fotos dos campos, das montanhas e uma em especial foi a da placa da divisa entre PR/SC. É claro que já tinha passado algumas vezes por ela, mas nunca lembrava de fotografá-la. Agora sim, tenho fotos nas divisas dos estados de: PR/SC, SC/RS, PR/SP, SP/RJ, RJ,ES e ES/BA, além das internacionais entre Brasil e Paraguai, Paraguai e Argentina, Argentina e Chile. Voltando ao relato, parei em Garuva para pegar água e segui pela BR-101 Sul até o KM 25, onde encontrei um posto de gasolina para acampar. Comi um x-salada, tomei um refri e fui dormir. Foram 106 kms pedalados.

 Perto do Ferry Boat
 Divisa
 Que beleza!


 2º dia - Quinta 21/04/2011

   Acordei cedo, desmontei o acampamento e descobri que meu pneu da frente estava furado. Um belo começo de dia ....huahau. Saí do posto as 6:30min, passei por Joinville e no primeiro trevo após a maior cidade catarinense virei a direita com destino a Jaraguá do Sul. A estrada é boa, mas o que atrapalhou um pouco foi o vento contra que me acompanhou durante 28 kms e só parou quando deu lugar ao temporal que peguei em Jaraguá. Durante o trecho Jaraguá/Corupá (16 kms) a chuva diminuiu e o acostamento sumiu. Tenso, mas superado.
   Em Corupá descobri que para chegar ao meu destino eu deveria pedalar mais 14 quilômetros por uma estrada de terra, vermelha por sinal. Sempre sorrindo, continuei pedalando e tirando muitas fotos daquela região majestosa. A chuva já não mais existia, o sol meio tímido tentava aparecer e pelo caminho pude fotografar flores, montanhas e bananas (Corupá vive do plantio de bananas) . O terreno tinha uma inclinação pequena influenciando um pouco no meu rendimento, entretanto consegui fazer o trajeto de 96 km até o meio-dia.
   Parei num camping, perguntei o preço e fiquei surpreso em saber que custava apenas R$ 5,00. Deixei as coisas no camping e parti para conhecer as 14 cachoeiras. A entrada para a trilha ficava a uns 800mts e lá eu deveria apresentar o ingresso que havia comprado logo na entrada da cidade, entretanto ninguém estava no local para recolhê-lo. Esperei um tempo e como ninguém apareceu eu assinei a lista de entrada e segui.
   Foram duas horas subindo e curtindo as cachoeiras. A região é muita linda, vale a pena conhecer. Tudo está bem sinalizado e a trilha está bem conservada. A única queda que não pude ver foi a 13ª, por motivo de segurança o acesso até ela estava fechado. Agora as treze primeiras cachoeiras que me desculpem, pois a 14ª - chamada Salto Grande - é sem dúvida a melhor. São 125m de queda. Uma visão impressionante. Dá pra chegar bem perto e sentir toda a energia daquele local. 
   Tudo muito bom, tudo muito dez, mas estava na hora de descer e quando eu estava novamente na 10ª cascata encontrei o Sérgio e a Beth (casal com o qual eu pedalei junto nas duas vezes que fui para o Vale Europeu). Como eles não iriam subir até a última cachoeira, fomos descendo juntos e acabei ganhando uma carona até uns 100m do camping onde só então armei acampamento, tomei uma banho, comi mini-pizzas, conversei com algumas pessoas de Curitiba e dormi com o maravilhoso barulho do rio Novo.


 Seminário em Corupá
 Bananas


Curti essa
 O começo
 1ª - Suspiro
 2ª - Banheira
 3ª - Três Patamares
 4ª - Pousada do Café
 5ª - Repouso
 6ª - Remanso Grande
 
 7ª e 8ª - Confluência
9ª - Corredeiras
 
10ª - Tombo
 11ª - Palmito
 12ª - Surpresa
 14ª - Salto Grande
  14ª - Salto Grande
  14ª - Salto Grande
  14ª - Salto Grande
    14ª - Salto Grande

 Beth e Sérgio
 Acampamento
 Rio Novo

 3º dia - Sexta 22/04/2011

   Sai pedalando as sete de matina e valeu a pena madrugar. No meio do caminho da estrada de terra, o sol foi nascendo e pude desfrutar de uma bela paisagem. Porém o melhor de tudo estava por vir: No meio de uma pequena subida avistei um cavalo em uma colina e percebi que logo o sol iria surgir de trás da colina. Bingo! O lugar certo e a hora certa. A foto que colocarei logo abaixo. O resto foi tudo a mesma coisa, pois voltei pelo caminho que tinha ido, ou seja, Corupá, Jaguará do Sul, BR-101, Joinville, Garuva, Ferry Boat, Matinhos, Praia de Leste e Paranaguá. Foram 202 kms neste terceiro dia, ou seja, adiantei um dia na minha previsão. Aqui vale destacar o sol escaldante, o Alan (amigo que conheci no serviço de atendimento ao usuário da auto-pista, perto de Joinville), o Alex (ciclista Pernambucano que está morando em São Francisco do Sul e estava indo de carro até Pontal do Sul) e o Ricardo (amigo da comunidade de cicloturismo, que cumprimentei perto de Joinville sem saber que era o próprio). Cheguei em casa as 18:30min, completando 404 km de viagem.

 O raiar do dia
 Antes
 Depois


 Camelando
 Vista do Ferry Boat
 Fim de tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário