dd



domingo, 26 de junho de 2011

Canyon Guartelá - 32 km de extensão - 6º maior do mundo

Paranaguá - Vila Velha - 170km - 23/06/2011

   Ao acordar vi um SMS do Rodyer dizendo que na serra estava chovendo e por isso não iria pedalar. Confesso que cogitei a hipótese de voltar a dormir, mas como a vontade de viajar era maior, pulei da cama, tomei meu café e parti as 6:45.
   O tempo estava nublado, entretanto a chuva esperada não apareceu. O primeiro desafio do dia foi subir a serra do mar, na BR 277. Nela enfrentei alguns trechos com neblina, porém nada que atrapalhasse a visibilidade. Faltando uma hora para a metade do dia, cheguei no SAU (serviço de atendimento ao usuário) do km 62. Lá tomei o sempre bem vindo café grátis e continuei até Curitiba, onde tive problemas com o selim e com a câmera digital: O primeiro foi solucionado dando uma pressão maior na blocagem e o segundo foi uma questão de tempo até a umidade que entrou na câmera sair, o que ocorreu somente na região de Campo Largo.
   A felicidade de poder tirar fotos novamente logo foi embora, pois comecei a enfrentar o segundo desafio do dia: A serra de São Luis do Purunã. Mais alguns minutos pedalando com velocidades abaixo de 10 km/h até que a subida fosse vencida. Então segui num rítmo maior e perto das 17h encontrei num posto 24h um bom local para acampar.

Vila Velha - Canyon Guartelá -  130km - 24/06/2011

   O segundo dia de pedal começou cedo e com muita, mais muita neblina e por consequência muito frio. Pela primeira vez usei minha touca ninja e o efeito foi muito bom. Passei pela entrada do parque estadual de Vila Velha e como estava fechado, segui meu caminho.
   Ao passar por Ponta Grossa comecei os intermináveis aclives. Subia por um quilômetro e descia na mesma proporção. Assim passei por Carambeí e depois Castro, onde almocei e aproveitei para recarregar as energias, pois sabia que mais subidas viriam pelo caminho.
   No período da tarde pedalei pela belíssima PR-340, na liga as cidades de Castro e Tibagi. No caminho existem muitas fazendas com lindas plantações, sem falar  que muitas vezes é possível avistar o Canyon sem sair da estrada. Seria a estrada perfeita se não fossem as subidas que acompanham proporcionalmente a beleza da região. Dentre os 42 km de Castro até o canyon, 22 são montanha acima, com algumas descidas é claro. Demorei 120 minutos para percorrer o primeiro trecho e apenas uma hora para pedalar os últimos 20 km, chegando no parque estadual do Canyon Guartelá perto das 15:30.
   Dentro do parque pude desfrutar da majestosa beleza do 6º maior canyon do mundo em extensão, com 32km. Junto com um grupo de motoqueiros de Curitiba, que conheci dentro do parque, fui apreciando o canyon, a cachoeira, as trilhas e o rio Iapó. Realmente um lugar que vale a pena conhecer.
   Na saida fui para o camping da Dora, mas quando vi que ficava muito longe resolvi voltar e pedir informações aos guardas do parque. Me indicaram o camping do seu Manoel e a pousada Guartelá. Como o primeiro era bem mais perto, não tive dúvidas e logo estava eu batendo palmas na casa do homem. Aqui começou uma lição de vida: Fui atendido pela sua esposa que rapidamente consentiu com o meu acampamento. Logo depois o seu Manoel, um senhor de 77 anos, apareceu para conversar comigo. Explicou que o camping estava fechado a algum tempo, mas que não teria problema algum eu armar a barraca na grama que fica ao lado da sua casa e por fim me convidou para um café. Durante o pequeno tempo que ficamos tomando o café, mais ou menos uma hora, proseamos sobre a região, sobre o fechamento do camping, sobre o século passado e por ai vai. Ao voltar para a barraca tive a certeza de ter absorvido uma cultura enorme que livro nenhum nos ensina.

Canyon Guartelá - Tibagi - 18km - 25/06/2011

   Na noite anterior o seu Manoel me informou sobre um ônibus que partia as 8h da manhã de Tibagi até Ponta Grossa, então decidi não pedalar no trajeto de volta. Acordei bem cedo, exatamente as 5:10 da madruga e comecei a pedalar as 6:35. O trajeto foi inteiramente com declives e antes das sete horas e meia eu havia chego em Tigabi, mas durante o caminho ainda contemplei o nascer do sol no canyon. Exatamente as 8h peguei um ônibus até Castro, depois Ponta Grossa e por fim Paranaguá.

Fotos abaixo:



































3 comentários:

  1. Show de trip Aramis.
    Já acampei por perto do canyon e relamente o lugar é fascinante, fui de carro - na epoca não pedalava - e vale cada minuto por lá, tudo é muito bonito.
    Parabens pela coragem, por andar no frio, eu to de carona, pois ñ me acostumei ainda.
    Se cuide
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog Aramis.
    Vc me motivou a retomar a ideia que ja tive alguns anos atrás, de ter um blog. O problema, é que faz tanto tempo que tive um, que esqueci de como se faz... Quero adicionar o seu blog na minha lista, mas não sei como fazer... Mas eu vou aprender. Por enquanto fico só no Parabéns!
    Um cicloabraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Thaís. Sempre que tenho tempo, tento atualizar o blog.
    Se precisar de alguma ajuda para o seu blog, avise aí.

    Ah...infelizmente não poderei te hospedar em janeiro, pois vou estar viajando. Bom pedal.

    ResponderExcluir