dd



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vila da Glória - 207 km de pedal


  Fazia tempo que estava com vontade de pedalar até Vila da Glória, em Santa Catarina, pois tive boas impressões de quando pedalei pelo local em 2007.
   Aproveitei um sábado e resolvi percorrer o longo trajeto em um único dia. Isso significava pedalar aproximadamente 200 km, ou seja, passaria o dia na estrada.
   Saí da minha casa, em Paranaguá, às 6:30 e em pouco tempo cheguei na Praia de Leste, onde pude tirar fotos do belíssimo nascer do sol. Depois segui para Matinhos, Caiobá, Guaratuba e Itapoá, esta última já em SC.









   Após atravessar Itapoá, tive uma boa surpresa ao descobrir que o trajeto fora asfaltado. Em 2007 havia somente uma estrada de terra/areia. Com certeza isso ajudou bastante o meu deslocamento e em pouco tempo eu já estava no porto da cidade.


   Ali tirei algumas fotos e aproveitei para descansar um pouco.
   Ao continuar, fui apreciando o mar durante alguns quilômetros e quando me dei conta, já estava bem perto do meu destino. Bastou sair do asfalto, virando para a esquerda, pedalar míseros sete mil metros e chegar ao paraíso denominado Vila da Glória.

A Vila da Glória é um mundo á parte da Ilha de São Francisco. Parte integrante da área continental do município, localizada no Distrito do Saí, esta pacata comunidade fica a 03 milhas náuticas do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, tendo seu acesso por mar via ferryboat na localidade de Laranjeiras, pelo ferryboat da Vigorelli em Joinville ou via terrestre por Itapoá. Além da ecologia, os prazeres que a Vila da Glória pode nos oferecer são muitos:  praias pacatas, como a Praia Bonita, ou então a magnífica demanda de produtos gastronômicos, servidos em inúmeros restaurantes e pousadas.”

   Comi, descansei e desfrutei daquele local durante 1h. Gostaria de ter ficado mais tempo, porém eu ainda tinha que voltar os mesmos 103 km que separam Paranaguá do paraíso.
   Durante esta última centena de quilômetros parei várias vezes para registrar belíssimas imagens daquele sábado ensolarado. Fotografei praias, navios, um farol e muitas outras paisagens que me chamaram a atenção.







   Por fim, bastou controlar o psicológico para cumprir a meta de terminar os aprox. 200 km até às 18h.
Dito e feito. Cheguei em casa um pouco antes das seis da tarde com 207 km marcados no velocímetro e com um baita sorriso na cara.

3 comentários:

  1. OI Aramis,
    Tentei fazer este trecho até a Vila da Gloria no dia 30/31 de agosto. Passei por Itapoa e segui pela nova estrada do porto até a estrada de terra para vila da Gloria. Acho que eu fiz um caminho diferente, pois não passei pelo porto. Esse caminho que eu tentei fazer é pura areia fofa. Consegui andar uns 2km e desisti. Voltei para itapoá e dormi por lá mesmo.
    Gostei das fotos, parace realmente um logar bem sossegado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, acho que vc pegou o caminho da direita e deu a volta por trás do porto.
    Eu fui pela orla.
    Sobre a areia, não peguei ela não. Foram 7 km de estrada de terra até vila da Glória

    ResponderExcluir
  3. Fui pedalando pela orla até o porto e depois peguei o caminho abaixo:
    https://maps.google.com.br/maps?saddr=Estrada+desconhecida&daddr=Estrada+desconhecida&hl=pt-BR&ll=-26.18032,-48.596563&spn=0.054919,0.090895&sll=-26.156594,-48.601885&sspn=0.05493,0.090895&geocode=FfWFcP4dEF4a_Q%3BFUjwb_4dnmsZ_Q&oq=vila+da+glo&t=h&mra=mift&mrsp=0&sz=14&z=14

    ResponderExcluir