dd



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Caminhada entre Paranaguá e Guaratuba

 Tudo começou com um convite feito por um amigo numa rede social:

   Rota: Paranaguá - Morro do Cristo, Guaratuba.

   Detalhe: caminhando.

   Quem topa de ir junto?
   Parei, pensei e logo respondi:

   Que horas vai sair? Onde posso te encontrar?

   No dia seguinte, às 6h e 10min saímos de Paranaguá.
   Estávamos em 3 pessoas:João Nunes, o idealizador da caminhada, seu pai João e eu. Ah, ainda teve o apoio da mãe do João Nunes, dona Ivone.
   Primeiro caminhamos pela “infinita” PR-407, que de bicicleta parece ser bem curta, mas a pé deu pra sentir cada metro dos 19 km que separam Paranaguá e Praia de Leste. Nessa primeira parte tivemos a companhia inusitada de um cachorro por mais de cinco mil metros e também encontramos o amigo Robson fazendo sua corrida matinal.
   Ao chegarmos em Praia de Leste (10h) comentamos que a “pior” parte já fora percorrida, pois o próximo trecho seria feito à beira-mar.


   Nesse momento meus dois calcanhares já estavam doloridos, mas continuamos avançando. 
   Caminhar ao lado do mar é bem mais prazeroso do que o asfalto e, além disso, podíamos visualizar o edifício Caiobá, na praia homônima, ficando cada vez bem próximo.
   Perto da metade do dia resolvemos sair da areia e caminhar na avenida beira-mar, pois procurávamos um local para descansar. Saímos um pouco da avenida e logo achamos uma sombra boa. Fizemos um pequeno lanche, nos hidratamos e relaxamos bastante. Foi então que vi o estado do meu calcanhar: Bolhas. Ali descobrimos que já havíamos caminhado mais de 30 km e faltavam apenas 17.
   Seguimos e em pouco tempo chegamos no centro de Matinhos. Depois caminhamos pelas ensolaradas praias de Matinhos e Caiobá. Só paramos na praia mansa (14h e 40min), pois o pai do João Nunes, seu João, teve que se ausentar da marcha por motivos trabalhistas. Sua esposa, dona Ivone, foi buscá-lo e novamente nos incentivou bastante.

   Resolvemos fazer um longa pausa e saímos somente às 16h e 10 min para percorrer os últimos 8 km.
   Enfrentamos a temida subida do ferry-boat e depois fizemos a travessia para Guaratuba(17h e pouco) . Meus pés estavam doendo e eu estava bem fraco. Pedi uma barra de cereal para o João Nunes e descansei o máximo que pude.

   Já na cidade destino, resolvemos (João Nunes e eu) comer algo numa panificadora e só depois ir até o Morro do Cristo, nosso objetivo final.
   Após saciarmos a fome, fomos completar o percurso em marcha lenta. 


   Apesar de ter bolhas no calcanhar, dor na panturrilha e dor na coxa, a missão dada foi cumprida às 18h e 45min.

   CAMINHAR 50 KM ENTRE PARANAGUÁ E GUARATUBA (MORRO DO CRISTO)





   Obrigado pelo convite João Nunes. Agradeço ao seu pai João que nos acompanhou em quase 100% do trajeto e também sua mãe que nos incentivou.


Ah...voltamos de ônibus, pois ninguém é de ferro. Hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário